terça-feira, 28 de junho de 2011

Perguntar primeiro e atirar depois!

Hoje venho falar sobre um assunto que está no nosso passado, presente e possívelmente estará em nosso futuro: A ação impensada da polícia.
Não sou do tipo que gosto de "pagar pau" para americano, mas temos que reconhecer que as ações políciais de lá são muito bem organizadas, é muito dificil ver um policial atirar antes de perguntar, inclusive nas perseguições eles sempre fazem barreiras e tentam parar o carro em fuga para prender o bandido. No Brasil vejo a polícia perseguir atirando, se o bandido tiver com a vítima como refém no porta malas ela com toda certeza vai ser baleada!
Já vimos várias vezes a polícia confundir bandidos e civís, me recordo que tempos atrás a polícia atirou em uma mulher com a filha pequena por confundir seu carro com o carro de bandidos, se tivesse perguntado antes de atirar vidas teriam sido preservadas. Esse fim de semana ví a cena se repetir mais uma vez, políciais da ROTA, força tática especializada, atiraram e mataram um polícial da própria ROTA à paisana que atendia uma ocorrência. Ao presenciar um assalto a uma residência, o policial à paisana resolveu perseguir os bandidos com sua moto, quando os bandidos abandonaram o carro e o polícial se aproximava armado foi atingido e morto por outros policiais.
O despreparo da polícia é evidente e não posso culpar somente os policiais, acho uma profissão muito digna e bonita, porém, o governo deveria fazer um recrutamento melhor de quem vai proteger a população, a atual imagem da polícia, principalmente da militar é de bandidos com uniforme e isso não é bom nem pra nós nem para os policiais.
Os políciais precisam de equipamentos apropriados, boa estrutura e salário e um preparo psicológico muito grande, para parar de agir na defensiva e perguntar antes de atirar.
A polícia deveria ter o requisito mínimo de ensino superior para seus agentes, porque uma polícia com profissionais mais intelectuais tende a inteligência de suas operações, melhor preparo de seus executores, reflexão antes da ação e uma ação mais eficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário